segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Auxílio à Defesa Civil no Espírito santo.


repassando...

Boa tarde amigos.

Desde ontem foi montada na sede da Defesa Civil do Estado do Espírito Santo, uma estação base com o objetivo de auxiliar nas comunicações com alguns Municípios que estão em estado de emergência ou cuja comunicação é precária ou inexistente.

Vários são os radioamadores capixabas que estão no auxilio da Defesa Civil: Dilmar - PP1DRS, Rennan - PU1ARE, Kennedy - PP1KS, Werther PU1BRA, entre outros.

Em HF estamos utilizando 7.145, e em VHF, ainda em caráter primário, 147.000, e temos pedido prioridade no uso exclusivo desta frequência, para o tráfego de QTCs e informações de utilidade pública.

Solicitamos encarecidamente a ajuda dos amigos para que evitem bate papos e que não interfiram nas comunicações nesta frequência.

Hoje já presenciei sinais em CW, sintonia, pedidos de reportagem, sobre intensidade de sinal ou modulação, conversas paralelas e assuntos irrelevantes ou que em nada acrescentam aos serviços a que se propõe num caso de comunicação de emergência.

Há mais de 20 dias com chuvas torrenciais e ininterruptas, o Espírito Santo precisa de ajuda e os radioamadores daqui vêm se mobilizando neste sentido.

Fica nosso apelo (já estendido á comunidade internacional) para que se evitem estes casos. Depois teremos tempo e prazer para um bom bate papo, agora a prioridade é outra.

Muitos vêm se solidarizando conosco, isto é reconfortante e sabemos que podemos contar com todo o Brasil.

Meu forte abraço.

 PP1CZ - Leo.



Coordenador Nacional da RENER

E-mail enviado hoje para Brasilia (SEDEC)

Assunto: A RENER ainda existe?

Prezado responsável pela RENER

Desde da saida de Paulo Cesar Santos, PT2PC do SEDEC (Ministerio da Integração Nacional) não tive mais notícias oficiais da RENER, REDE NACIONAL DE EMERGENCIA DE RADIOAMADORES, emanadas desta Secretaria ou Ministério. Não sei se ainda existe esta "célula" da RENER por aí, sei apenas que a legislação que trata do assunto está em vigor e que estamos dispersados, cada qual agindo no seu estado, pela sua vontade.

Preventivamente, comento que, no meu entendimento, numa eventual necessidade de uma coordenação nacional, estamos perdidos, não há treinamentos nem exercicios, nem coordenador, será um caos.

LEI 12.608/2012 Art. 8o ; Compete aos Municípios: ;X - mobilizar e capacitar os radioamadores para atuação na ocorrência de desastre;-------------------Esse inciso, não favorece a existencia da RENER, muito pelo contrário, poderá haver uma desmobilização dos radioamadores cadastrados na RENER, para atender interesses pessoais e locais. Isso acontecendo, não haverá uma coordenação nacional o que inviabiliza a atuação dos radioamadores a nivel interestadual ou nacional, por falta de um órgao centralizador, coordenador estadual e nacional.
É preciso uma definição a favor da RENER, na regulamentação da LEI. Entendo que não existe "rede coordenada" sem coordenador.

-- 73
Ed-PS7DX & Monica-PS7YL
ps7dx@globo.com
www.ps7dx.qsl.br

Visitantes